top of page

Saiba mais sobre o sistema SISDEV para desmontes do detran SP



Entenda como funciona e como cadastrar seus veículos e informações nessa plataforma do governo de São Paulo para empresas credenciadas


Você é desmonte, comércio ou recicladora credenciado ao Detran SP? Então você deve conhecer o antigo sistema CODEV que era utilizado para informar ao governo toda movimentação de compras e vendas para o setor de peças automotivas usadas.

Desde dezembro de 2021 o departamento de trânsito decidiu trocar o sistema para o novo SISDEV da IBM. Os requisitos são os mesmos, as informações obrigatórias também, apenas o sistema mudou.

Porém não são todos os desmontes que estão conseguindo manter seu SISDEV atualizado devida a falta de tecnologia que facilite a integração sistemas terceirizados de gestão de estoque ao sistema do governo.

Por este motivo a VAAPT trouxe aos seus clientes uma solução sincronizada ao SISDEV para não afetar o dia a dia dos desmontes parceiros. Todo o trabalho de cadastro de veículos, laudo técnico de itens rastreáveis e movimentações de peças é replicado pela VAAPT no SISDEV para que sua equipe não tenha dois trabalhos duplicados e ter que cadastrar as mesmas informações no sistema particular e no governamental.


Como se cadastrar no sistema SISDEV?



O processo de credenciamento de uma nova empresa no Detran passa pelo SISDEV, o novo sistema é o canal de credenciamento de empresas como desmontes, recicladoras, comércio de peças usadas e reparadoras. Para se cadastrar é só acessar o site e clicar em “Solicitar cadastro de empresa” no rodapé e seguir o passo a passo do site. Se precisar de auxílio para credenciar sua empresa no setor de peças usadas, recomendamos a associação ABCAR, pelo site abcar.org. A equipe da associação já credenciou mais de 400 empresas nos últimos anos, é referência no assunto no Brasil.


Quais são as informações obrigatórias no SISDEV desmontes?


No antigo sistema CODEV as empresas legalizadas eram exigidas de colocar informações como sucatas arrematadas em leilão ou compras de particulares, informações das peças vendidas com suas devidas notas fiscais e fazer o vínculo das cartelas de etiquetas dos itens rastreáveis do Detran. Todas essas operações passaram a ser obrigatórias desde 2014, quando surgiu a lei dos desmontes 12.977/2014. Se você não sabe nada sobre a lei dos desmanche, visite esse artigo clicando aqui e conheça tudo sobre essa lei que transformou a reciclagem automotiva no Brasil.

No SISDEV não é diferente, todas as informações sobre as transações dos desmontes que são requisitos da lei, são obrigatórios, como:

  • Informações básicas dos veículos arrematados como Chassi, placa Renavam, Modelo e Ano

  • Fotografias dos veículos

  • Anexo dos documentos de baixa e nota fiscal de compra

  • Valor e data da compra do veículo

  • Cartela de etiquetas referente ao veículo

  • Informação sobre o vendedor/leiloeiro de origem do veículo



Essa quantidade de informação é bastante trabalho para empresas que compram muitos veículos por mês e que trabalham com uma equipe enxuta. A VAAPT sistemas criou um aplicativo de celular para o cadastro de veículos que facilita muito a operação dos desmontes credenciados. Você pode saber mais e marcar uma reunião com os consultores da empresa para conhecer a ferramenta.



Com telas e aplicações mais amigáveis sua equipe vai ganhar produtividade para conseguir cumprir todos os requisitos da Lei com velocidade.


134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page